terça-feira, 25 de maio de 2010

Escanções da Adega Pires na 15ª mostra de vinhos em Fernando Pó



Recentemente, “nós da Adega Pires” e uns amigos, fomos à mostra anual de vinhos da Marateca e Poceirão, que se efectua em Fernando Pó (tendo desde já a dizer que adorei!).

Os nossos escansões privados, nomeadamente, eu, que me auto-nomeei, e o Sr. Eduardo Dâmaso, o meu pai, tivemos a destreza gustativa de provar os 31 vinhos que se encontravam em concurso. Digamos que, para saborear com calma e apreciar cada um deles à nossa maneira, começámos por volta do final do almoço e acabámos à noite (sem contar com o vinho que nos ofereceram para o almoço). Neste sentido, o objectivo era simples, uma bela tarde de apreciação de vinhos, com cheiros e gostos particulares, umas moelas e pipis com fatias de pão, no entanto, provar os 31 decentemente revelou-se uma tarefa mais agreste e infelizmente os últimos foram um pouco à pressa. Para nos orientarmos nesta degustação, foram-nos fornecidas umas pequenas tabelas com a lista dos respectivos vinhos, as quais, tanto eu como o meu pai, rabiscámos respectivamente com adjectivos ou números de classificação.

Os resultados do concurso entretanto foram divulgados, mas os escansões Adega Pires revelam agora as suas preferências pessoais, que não correspondem exactamente aos resultados do Concurso. Portanto, aqui vão as “Preferências da Adega Pires”:

· O nosso 3º lugar vai para o vinho nº13: “Helder Manuel Cabete Palhoça”,de cheiro e sabor suave, um “1+” para o meu pai;
· Reservámos o 2º lugar para o vinho nº22: “Maria Alice Carreira Palhoça”, a 1ª escolha na prova e um “1+” também;
· Sem sombra de dúvida e nem sequer gerou discussão, o nosso 1ºlugar vai para o vinho nº30: “Vinhos Monte do Chaparro”, o qual eu registei na minha lista como “cheiro tradicional e familiar, suave e escorregadio, ÓPTIMO, o 1ºlugar” e o Sr. Eduardo como “1 + + ”.

No que toca a mim, ainda tirei bolinhas a 1 euro daquelas máquinas dos miúdos, mas com coisas para os mais graúdos (saiu-me um porta-chaves e um conjunto de pulseiras, uau!), na mesma noite ainda fui para Lisboa, mantive-me nos copos de vinho em Santos e finalizei com duas vodkas-laranja no Lux, portanto, verdade seja dita, eu estava muita forte! Deixo-vos com as nossas tabelas de classificação e com uma foto de um outro dia em que lá voltámos, no Dia da Espiga, ofereceram-me pela primeira vez uma caixa com duas garrafas de vinho (com o rótulo do evento, obrigada!) e eu trouxe a placa que indicava o caminho do evento, com autorização! (um pequeno souvenir para levar para a Adega Pires :D)

Cya malta =)

Sem comentários:

Enviar um comentário